Quinta, 19 De Setembro De 2024

Questões
cotidianas ?

O grande sábio e conhecido Tabi'ie, Muhammed ibn Sireen Rahimahullah mencionou:
إِنَّ هَذَا الْعِلْمَ دِينٌ، فَانْظُرُوا عَمَّنْ تَأْخُذُونَ دِينَكُمْ
Tradução: Na verdade, este conhecimento (o conhecimento do Islam) é a (sua) religião, portanto preste atenção através de quem você aprende a sua religião.


O verniz deve ser removido do falecido

Pergunta: Salam. Caso a pessoa faleça enquanto tem verniz nas unhas, será que o verniz deve ser removido? Jzk

Resposta:

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Benevolente

As-Salaamu Alaikum Wa-Rahmatullaahi Wa-Barakaatuh.

Em princípio, dar banho ao falecido é uma obrigação comunitária (Fard Kifayah). É um dos direitos que um muçulmano tem sobre outro.

Fardh Kifayah é um um ato obrigatório que é imposto a toda a comunidade de crentes. No entanto, por alguns efectuarem a tal acção, o resto será absolvido da sua obrigação, e no caso de ninguem efectuar, todos os que tomaram conhecimento tornam se pecadores.

Um dos pré-requisitos para que Ghusal (banho) seja válido é que a água alcance todas as partes do corpo. Isto é aplicável a ambos, os vivos e os mortos.

Assim, se a água não atingir as unhas devido à natureza não permeável do verniz, o Ghusal não será inválido. Como tal, todos os esforços devem ser feitos para remover o verniz para que a água chegue às unhas.

Mais ainda, todos os itens soltos devem ser removidos da pessoa após a morte. Portanto, todas as joias, esmaltes, perucas, dentes falsos, etc. também serão removidos.

E Allah sabe melhor

Mufti Mahomed Yasser Iunus Hussen

03 de Ramadan 1445

14 de Março de 2024


(والصلاة عليه) صفتها (فرض كفاية) بالإجماع فيكفر منكرها لأنه أنكر الإجماع قنية (كدفنه) وغسله وتجهيزه فإنها فرض كفاية. الدر المختار وحاشية ابن عابدين (رد المحتار) (2/ 207)

احسن الفتاوي (4/237)

غَيْرَ أَنَّهُ يُنْزَعُ عَنْهُ السِّلَاحُ وَالْجِلْدُ وَالْفَرْوُ وَالْحَشْوُ وَالْخُفُّ وَالْقَلَنْسُوَةُ وَقَدْ نُهِينَا عَنْ التَّشَبُّهِ بِهِمْ المبسوط للسرخسي (2/ 50

Fatwa: 365

Categoria: Morte & Entero

País: Moçambique

Data: Quinta, 14 De Março De 2024

Quelimane
Moçambique

[+258] 82 73 74 110